A Chicago Architecture Foundation (CAF) anunciou os três vencedores do concurso de ideias ChiDesign, que tinha como objetivo busca propostas para o Chicago Centre for Architecture, Design and Education (CADE). O concurso aconteceu em conjunto com a primeira Bienal de Arquitetura de Chicago, e convidava os participantes a elaborarem projetos que abordassem a tipologia moderna do edifício de uso misto para receber as dependências do Council on Tall Buildings and Urban Habitat. Saiba mais sobre um dos projetos vencedores – intitulado “Layered Intelligence” – a seguir.
Na paisagem da arquitetura moderna, Layered Intelligence de mcdowellespinosa é uma proposta para o CADE centrada em reimaginar as funções programáticas. Em vez de dividir o Centro baseando-se nos quatro diferentes usos que ele apresenta, funções diferentes foram categorizadas segundo seus tratamentos de informação e então reorganizadas através de 500 perfis únicos calibrados para seus contextos específicos. Os espaços são criados para receber funções informativas (níveis 0-4); produção e consumo de informação (níveis 5-8); e controle e organização de informação (níveis 10-12).
O edifício é lido como uma sobreposição de duas oposições materiais: painéis de concreto pré-fabricados e rígidos; e compostos de resina orgânicos e mais delicados. O material resinado permite a entrada de luz natural, proporciona vistas e garante o isolamento térmico no edifício,
Com suas estratégias programáticas e escolha de materiais não-convencionais, Layered Intelligence busca reafirmar a necessidade da arquitetura de ser constantemente examinada e questionada, reimaginando a tipologia do uso misto que ganhou destaque na última década.
O CAF está atualmente exibindo uma grande exposição com os finalistas do CADE na Bienal de Arquitetura de Chicago. A mostra busca refletir sobre o projeto para um Centro de Arquitetura, Design e Educação em Chicago, além de destacar o legado da cidade como ponta de lança da arquitetura. A exposição teve início no dia 1 de outubro e permanece em cartaz até 3 de janeiro de 2016.
Saiba mais sobre os projetos vencedores aqui.
Arquiteto responsável
Seth McDowellAno do projeto
2015Fotografias
Cortesia de mcdowellespinosa